domingo, 5 de junho de 2011

...além de ser bonito, TE JURO! Faz bem pra alma.

Inter em FW 2010


Estamos na reta final. Faltam apenas duas danças para seguirmos para a etapa mais difícil, que é a de fixar movimentos e detalhes, automatizar passos, harmonizar o grupo e prepararmos a interpretação.
Quarenta dias após o início dos ensaios, eu saí do CTG com sintomas de dor física mesmo. As bolhas ardiam, senti que o tornozelo vai  voltar a dar problemas, a cabeça tonteava, o corpo amortecido pelo cansaço e pensei que poderia ter passado a tarde vendo filme e comendo brigadeiro. Mas eu tinha compromisso e não podia faltar.
Cheguei no apto, depois de comer e tomar banho, comecei a guardar as coisas que trouxe da casa dos meus pais, e junto com os meus livros, encontrei a foto da invernada 2010 na inter. Parei e fiquei pensando em toda a dor que passei, stress e tudo o mais, em contrapunto, senti cada sorriso na fotografia, a felicidade transmitida nos olhos de todos, transbordava. Apesar de o resultado ter decepcionado muitos, o que importava somente, era saber que estávamos na final do ENART 2010.
Embora possamos tentar transmitir a sensação e a emoção do que é participar do maior encontro de tradição e cultura da América Latina, fazer parte dos 40 melhores grupos do estado, pisar naquela pista e mostrar o que aprendemos e fazemos com amor, é indescritível.
Seria clichê dizer que só quem dançou sabe o que é. Mas é verdade. Eu dancei uma vez e tenho certeza que este ano vou sentir o mesmo frio na barriga ao pisar na pista, a mesma tontura ao olhar as arquibancadas cheias, o tremor das pernas ao soar o primeiro acorde dos violões, e a vontade de chorar ao término e ver que passou.  Nada justifica o sentimento, a emoção, o amor e a glória de estar lá.

É estressante, cansativo, doloroso, mas vale a pena. Por fazer o que eu amo, cultivar a tradição que eu venero. É por isso que eu escolhi eestar entre os melhores novamente. Porque sei que juntos vamos conseguir.Gostaria que todos que estão na invernada, sentissem o que sinto e estivessem lá pelo mesmo motivo que eu estou. Tudo se resolveria tão bem, o andamento dos trabalhos seria mais fácil, o rendimento do grupo melhoraria.
Quero passar por toda essa efusividade de sentimentos mais uma vez.
Buenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário